Projeto de Magno Malta institui Ouvidoria da Polícia Federal



Preocupado com o controle externo da atividade policial, o senador Magno Malta (PL-ES) apresentou projeto autorizando o Poder Executivo a instituir a Ouvidoria da Polícia Federal. Entre as atribuições desse órgão, estão a de receber denúncias contra servidores, propor a instauração de sindicâncias e fiscalizar o trabalho da Corregedoria da Polícia Federal.

Na justificativa do projeto, Magno Malta argumenta que o controle externo da atividade policial é uma constante nas sociedades democráticas contemporâneas, constituindo instrumento fundamental para a restauração da confiança popular na instituição policial. No seu entender, o controle externo realizado pela Ouvidoria evita os efeitos do corporativismo e os vícios acumulados com os anos.

-A experiência nacional, depois da instauração de ouvidorias de Polícia em alguns estados da federação, tem mostrado que a parceria entre a população e o governo pode, de fato, contribuir para a melhoria da segurança pública no país-, afirma.

O senador lembra que a partir de informações dos cidadãos inúmeras investigações bem sucedidas já aconteceram e várias estão em curso, o que tem concorrido para o aperfeiçoamento da atividade policial. A criação da ouvidoria, acrescenta, faz parte da política de segurança pública do governo desde o final da década passada e até hoje não foi materializada.

Magno Malta também disse que a ouvidoria tem um efeito democrático indireto, porque provoca a prestação de contas por parte de outros órgãos públicos, como a Corregedoria da Polícia Federal e o Ministério Público, uma vez que os resultados obtidos em suas apurações e investigações deverão constar dos relatórios da ouvidoria.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede recursos para a Polícia Federal

Polícia Federal pode conduzir investigados por abuso sexual em Niquelândia à CPI da Pedofilia, afirma Magno Malta

Magno Malta se diz decepcionado com governo federal pela extinção do Fundap

Magno Malta vai a São Paulo para saber detalhes sobre pedófilos descobertos pela Polícia Civil

Magno Malta critica proposta do Conselho Federal de Medicina de ampliar o aborto legal

Magno Malta critica projeto que disciplina o funcionamento das CPIs