Projeto de Marconi Perillo facilita processo de adoção



Incentivar o exercício da guarda e da adoção, através de ações que facilitem a fiscalização, reduzam a burocracia e os custos dos processos e acelerem a sua tramitação, é oque propõe o Projeto de Lei do Senado (PLS 160/08), de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). O projeto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda abertura de prazo para a apresentação de emendas. Posteriormente, será examinado também na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Marconi Perillo cita, em sua justificação, dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) revelando que cerca de 120 mil jovens estão hoje em abrigos, sendo que 20% deles por mais de seis anos e quase 7% por mais de dez anos. O senador acrescenta que, de acordo com pesquisas, 87% das crianças e dos adolescentes abrigados têm família, não existindo impedimento judicial para a convivência. Essas pesquisas também revelam que 46% dessas crianças estão nos abrigos sem o conhecimento da Justiça, impedidos de ter acesso à tutela do Estado garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Esses dados descrevem uma verdadeira tragédia social, pois esses jovens se vêem privados dos estímulos necessários à aquisição de segurança afetiva - requisito para que se tornem pessoas saudáveis do ponto de vista físico, intelectual e psíquico - justamente no momento mais importante da constituição humana. Uma tragédia que se alimenta da cultura arraigada de institucionalização da infância pobre e da falta ou falência de políticas públicas de apoio familiar e que constitui afronta explícita ao ordenamento jurídico vigente", afirma o senador na justificação do seu projeto.

Marconi Perillo assinala que o objetivo de sua proposta é reforçar a integração operacional ao imputar ao juiz o dever de encaminhar cópia dos registros de adoção para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), imprimir racionalidade ao sistema e conferir validade nacional à inscrição deferida, poupando os potenciais adotantes do desgaste físico, financeiro e emocional de ter de efetuar inscrições em várias comarcas para aumentar suas chances de adoção.



05/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi afirma que não cabe à Mesa do Senado decidir sobre processo contra Marconi Perillo

Marconi Perillo anuncia projeto com regras para agências reguladoras

CCJ vota projeto que facilita adoção de órfãos

Projeto de Marconi Perillo determina o estabelecimento de cronograma de nomeação nos editais de concursos públicos

Projeto de Marconi Perillo acaba com imposto sobre óleo diesel usado por termoelétricas e tratores

CDH aprova projeto que aperfeiçoa processo de adoção no país