Projeto de Maria do Carmo estabelece estímulo à aqüicultura



Está pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) que prevê incentivos à criação de estações de biologia e aqüicultura e estímulos aos pequenos produtores rurais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A proposta recebeu parecer favorável do senador Fernando Bezerra (PTB-RN).

Segundo dados colhidos por Maria do Carmo junto à Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas que cuida de temas ligados à alimentação, a exploração intensiva da pesca causou a exaustão dos recursos naturais pesqueiros e, em alguns casos, colocou várias espécies em perigo de extinção nas ultimas décadas. A criação de peixes em cativeiro é apontada pela senadora como um bom caminho para ampliar a oferta de alimentos à população.

-A aqüicultura permite o incremento na produção de peixes, crustáceos e moluscos sem agredir o meio ambiente, além de garantir emprego e renda para um grande número de pessoas-, afirma Maria do Carmo na justificativa de seu projeto.

A senadora acrescentou ainda que esta prática não predatória fornece proteínas de boa qualidade a baixo custo, aspecto de grande importância para regiões onde parte da população sofre de desnutrição crônica e onde o desemprego e a baixa renda expulsam muitos habitantes para os centros urbanos. Ela acredita que, uma vez aprovado, o projeto contribuirá para diminuir os problemas econômicos e sociais que atingem a população rural dessas áreas.



03/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo lamenta fim do projeto da multimistura

MARIA DO CARMO CRITICA PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Projeto de Maria do Carmo protege empregos no Brasil

MARIA DO CARMO PROPÕE PROJETO DE IRRIGAÇÃO EM SERGIPE

Projeto de Maria do Carmo obriga motéis a fornecerem preservativos

Projeto de Maria do Carmo assegura recursos do PNAE a municípios com pendência