PROJETO DE MARINA PROPÕE "PARDAIS" SEM AVISO ANTECIPADO AOS MOTORISTAS
- Avisar sobre a localização exata do instrumento de fiscalização, ao contrário, induzirá o motorista a reduzir a velocidade apenas no exato local onde se encontram os aparelhos de medição, tornando sem efeito o papel preventivo de acidentes que se pretende dar aos sistemas de fiscalização - argumenta a senadora.
Na justificativa para apresentação do projeto, Marina ressalta a eficiência dos pardais:
- A instalação desses aparelhos nas principais vias do Distrito Federal, em novembro de 1996, foi responsável pela redução de 72% em relação ao ano anterior, no número de vítimas fatais no trânsito da cidade, o que, em números absolutos, representa mais de 900 vidas poupadas.
Há, no entanto, quem proteste contra o controle eletrônico de velocidade, sob o pretexto de que o processo adotado para essa medição enseja seu uso não para disciplinar o tráfego, mas para aumentar a arrecadação do órgão fiscalizador, lembrou. Alega-se, além disso, acrescentou, que as normas de trânsito exigem que os motoristas sejam mantidos permanentemente informados sobre todos os tipos de equipamentos de fiscalização eletrônica existentes.
Para a senadora, a exigência de não informar os motoristas sobre a fiscalização tem o objetivo de mantê-los constantemente atentos aos limites de velocidade impostos pela segurança e, assim, levá-los a conduzir o veículo com moderação ao longo de todo o percurso.
19/09/2000
Agência Senado
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