Projeto de Paulo Bauer impõe sanções a menores infratores
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresentou um projeto de lei nesta quarta-feira (4) que institui três sanções adicionais ao menor infrator: a postergação do início da maioridade penal, de 18 para 21 anos; a alteração da idade mínima, também para 21 anos, para tirar carteira de habilitação; e a suspensão dos direitos políticos pelo período que durar a medida socioeducativa.
- A medida tem um duplo objetivo: por um lado, desestimular a prática de crimes violentos e apresentar uma nova forma de abordar o combate aos crimes cometidos por crianças e adolescentes – afirmou.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a quantidade de adolescentes brasileiros submetidos a medidas privativas de liberdade quadruplicou: de 4.245, em 1996, para 16.940, em 2009, o que corresponde a um crescimento de 300% em 13 anos.
Bauer manifestou-se contra a redução da maioridade penal como forma de inibir crimes. Para ele, a penalização de pessoas tão jovens não resolve o problema, sendo necessário enfatizar valores, fortalecer a ação da família, dotar o estado de mecanismos eficientes de combate às drogas e investir em educação.
04/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto consolida aplicação de medidas socioeducativas para menores infratores
Projeto fixa medidas socioeducativas específicas para menores infratores com deficiência mental ou dependência química
MENORES INFRATORES TAMBÉM TERÃO DIREITO A ADVOGADO
MENORES INFRATORES TERÃO DIREITO A DEFESA GARANTIDO
Setor privado é chamado a participar na recuperação de menores infratores
Relatório de MP que trata de unidades para menores infratores sai em 11 de março