Projeto de Raupp define como contravenção penal o uso de cerol em linhas de pipas



O uso de cerol em linhas de pipas, papagaios e artefatos do gênero poderá vir a ser classificado como contravenção penal. É o que prevê projeto de lei (PLS 338/08) de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

De acordo com o projeto, a pena prevista para quem for condenado é prisão simples, que pode durar de um a três meses. A penalidade vale também para quem vender o material cortante ou fornecer produto para a sua fabricação e que tenha conhecimento dessa específica finalidade.

Em sua justificação, Valdir Raupp registra que as principais vítimas do uso do cerol nas linhas são motociclistas, pedestres, skatistas e também as próprias crianças e adolescentes que manipulam o produto. O senador afirma também que, como o uso de cerol em pipas e artefatos semelhantes é praticado, sobretudo, por menores de idade, será possível qualificá-lo como ato infracional nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Aumentando os rigores da lei, nossa intenção é mudar uma cultura que infelizmente tolera esse tipo de prática", diz o senador.

A proposição de Raupp foi inspirada no projeto de lei 371/05, de autoria do então senador Ney Suassuna. A matéria foi arquivada por causa do encerramento da legislatura, conforme está previsto no Regimento Interno do Senado. 



15/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Usar cerol em pipas poderá tornar-se crime

Raupp define morte de Tancredo como um dos mais insuperáveis traumas do país

Mendicância deixará de ser contravenção penal

Mendicância pode deixar de ser contravenção penal

Guarda irresponsável de cães pode se tornar crime e não somente contravenção penal

PROJETO DE ALCÂNTARA DEFINE COMO CRIME A DISCRIMINAÇÃO GENÉTICA