Projeto de Requião limita emissão de títulos cambiais



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) anunciou que irá apresentar na próxima terça-feira (dia 2) projeto de lei complementar limitando, nos próximos três anos, a emissão de títulos cambiais em 10% do montante da dívida pública brasileira. Ele informou que esse limite máximo irá colocar um freio na especulação financeira, principalmente com relação ao dólar.

- O projeto tem por finalidade submeter também o Banco Central à Lei de Responsabilidade Fiscal - observou Requião, ao comentar que os pequenos leilões diários patrocinados pelo BC, "manipulados por bancos particulares", vêm provocando o aumento da especulação financeira.

No mesmo pronunciamento, Requião condenou os "irracionais e violentos" ataques terroristas aos Estados Unidos. Ele hipotecou solidariedade ao povo americano e enalteceu a prudência com que o presidente George W. Bush vem atuando.

O senador observou que a violência, no entanto, não se faz presente apenas em solo norte-americano. Ela está, lembrou, no dia-a-dia da população palestina que há anos se encontra em estado beligerante com Israel e até em alguns países africanos que não têm condições de implantar um programa sério de combate à Aids, em virtude de os remédios serem muito caros por estarem em mãos de grande laboratórios farmacêuticos.

- A violência toma conta de todo o planeta - observou Requião, ao afirmar que, entre as soluções para se colocar um ponto final a toda essa irracionalidade, estão a mudança das relações políticas e econômicas entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, melhor distribuição da renda, combate à fome e à miséria, além do respeito às várias religiões espalhadas pelo planeta.

Requião condenou a campanha publicitária patrocinada pelo governo paranaense que, segundo afirmou, vem equiparando a "desordeiros e bandidos" as pessoas que foram contra a venda da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O senador também condenou a decisão da Rádio Clube Paranaense que retirou do ar gravações em que ele criticava a venda da companhia elétrica.

28/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA vota projeto que limita emissão de CO2 por carros fabricados a partir de 2016

APROVADO PROJETO QUE PREVÊ EMISSÃO DE TÍTULOS POR CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

CMA vota projeto que limita emissão de CO2 para carro fabricado a partir de 2016

Banco Central inundou o mercado de títulos cambiais

APROVADOS CRÉDITOS E EMISSÃO DE TÍTULOS

APROVADA PROPOSTA DA CPI DOS BANCOS QUE LIMITA EMISSÃO DE DEBÊNTURES