Projeto de Simon obriga presidente a designar senadores para CPI



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta quinta-feira (11) que pedirá urgência para a tramitação do projeto de resolução nº 37, de 1999, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Pela proposta, que altera o Regimento Interno, o presidente do Senado fica obrigado a designar, de imediato, os representantes dos partidos para as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) no caso de os líderes não os indicarem no prazo de cinco dias.

O projeto de Simon tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebeu o parecer favorável do senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS). Como Juvêncio não integra mais a CCJ, o projeto de resolução será redistribuído, e terá outro relator. Em sua justificativa, Simon argumenta que o objetivo da proposta é "evitar manobras". Ele lembra que o projeto não constitui inovação, já que o Regimento Comum (do Congresso), ao tratar da matéria, dispõe que "se os líderes não fizerem a indicação (dos membros das comissões mistas do Congresso Nacional) a escolha caberá ao presidente".

Se aprovada, a proposta de Simon supre a lacuna existente no Regimento Interno do Senado, que não prevê a possibilidade de os líderes não indicarem representantes para uma CPI. Em nota distribuída à imprensa, os líderes governistas anunciaram que se recusam a escolher seus representantes para a CPI dos Bingos. Em decisão anunciada em Plenário, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que não poderia dar prosseguimento à instalação da CPI.

Ao ser interpelado em Plenário na última terça-feira (9) pelos senadores Arthur Vigílio, Heloísa Helena (sem partido-AL), José Agripino (PFL-RN), Jefferson Péres (PDT-AM) e Efraim Morais (PFL-PB), José Sarney mencionou o projeto de resolução de Pedro Simon.



11/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon destaca aprovação na CCJ de projeto que obriga presidente do Senado a indicar membros de CPI

Simon comunica aprovação de projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos condenados em primeira instância

Senadores votam projeto que obriga universidades a ter mais professores com mestrado e doutorado

Senadores votam projeto que obriga operadoras a instalarem bloqueadores de celulares em presídios

Simon admite alterar projeto, para que 1,3 milhão possam pedir revogação do mandato de presidente

Senadores devem votar projeto que obriga tomada de depoimentos de testemunhas em salas separadas