Projeto de Suplicy estabelece como será escolha de candidatos em primárias
Poderão votar nas primárias todos os filiados do partido e, se o partido decidir, até mesmo eleitores não filiados, desde que morem na mesma área eleitoral. O projeto, conforme Suplicy, procura dar aos candidatos o máximo de legitimidade popular. Pela proposta, o nome escolhido nas primárias deverá ser homologado por convenção do partido, para fins de registro junto à Justiça Eleitoral.
O senador observou que seu partido já realiza primárias, lembrando que o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, sugeriu que os partidos da base governista realizem primárias para escolha de um candidato comum às próximas eleições para a Presidência da República.
O senador José Fogaça (PMDB-RS), que aparteou Suplicy quando ele falava do projeto, elogiou a iniciativa, lembrando as dificuldades que seu partido enfrentou recentemente no Rio Grande do Sul ao promover prévias para escolha de candidatos. "Como não há hoje apoio da Justiça Eleitoral, não há segurança sobre a votação, até mesmo sobre a fiscalização que se deve fazer", disse.
13/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ pode votar projeto que regulamenta eleições primárias para escolha de candidato a presidente da República
CCJ vota projeto que disciplina eleições primárias para candidatos a presidente
Suplicy cobra realização de prévias partidárias abertas para escolha de candidatos petistas
Suplicy comemora aprovação de projeto que prevê eleições primárias no país
CCJ aprova projeto que estabelece normas para escolha de dirigente de escola
Projeto estabelece novos critérios para escolha de integrantes do Conselho Nacional de Educação