Projeto de Tuma beneficia mulheres policiais



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) apresentou projeto de lei que altera a Lei Complementar nº 51, que trata da aposentadoria dos policiais, estabelecendo que a mulher policial poderá se aposentar voluntariamente após 25 anos de contribuição desde que conte, pelo menos, 15 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial. O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM).

O projeto mantém a aposentadoria voluntária dos policiais do sexo masculino aos 30 anos de contribuição, desde que contem, pelo menos, 20 anos de exercício em cargos de natureza estritamente policial. A aposentadoria compulsória é mantida aos 65 anos, para ambos os sexos, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados.

O senador ressalta que a lei que regula a matéria foi editada em época em que o exercício da atividade policial era quase totalmente um monopólio masculino. Em razão disto, a lei não incluiu em suas disposições as condições distintas para a aposentadoria da mulher, reconhecida na Constituição federal.

A relatora da matéria, senadora Maria do Carmo (PFL-SE), considera a proposta "oportuna e conveniente", manifestando-se favorável à aprovação do projeto.

08/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADO PARECER A PROJETO QUE BENEFICIA POLICIAIS NO DF

Expedito Júnior pede aprovação do projeto que beneficia policiais militares do DF

CAS aprova projeto que beneficia mulheres carentes

Projeto de lei beneficia mulheres com mais de 60 anos de idade em transporte sobre trilhos

Tuma é homenageado por policiais do Congresso

Tuma apóia movimento de policiais paulistas