PROJETO DO CÓDIGO PENAL TERÁ LONGA TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO



O projeto do novo Código Penal deverá ter longa tramitação no Congresso e receber muitas emendas dos parlamentares. A previsão é do senador José Fogaça (PMDB-RS), titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

- Temos experiência de que a votação global de códigos é lenta, complexa e demorada no Congresso. O processo de apresentação de emendas é muito rico e complexo. Então, é uma tramitação complicada, de longo curso, mas não é impossível - observou.

Para Fogaça, a modernização do código é necessária, porque com as mudanças tecnológicas e sociais surgiram também novos tipos de crimes e delitos como, por exemplo, a pirataria na informática. Nesse caso, observou, é preciso tomar cuidado para que o novo Código Penal não entre em conflito com a legislação de software, que trata do assunto.

- A vida moderna nos trouxe novas relações sociais e condutas criminosas diferentes das que havia em 1940. Então temos que mudar a natureza da matéria penal e a natureza das penas - disse.



01/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nota sobre tramitação do projeto do novo Código Penal

Projeto torna opcional uso do código da operadora em chamadas de longa distância

Aprovado projeto que agiliza tramitação de processo penal

Projeto de Demóstenes agiliza tramitação de processo penal

Anteprojeto de Código Penal terá prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira

Comissão que proporá reforma do Código Penal terá 15 juristas