Projeto do Senado de subsídio habitacional para policiais aguarda votação na Câmara



Encontra-se há um ano na Câmara dos Deputados projeto de iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, que cria um Programa de Subsidio Habitacional para Policiais Civis e Militares - exatamente uma das providências previstas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) lançado nesta segunda-feira (20) pelo governo.

Aprovado na forma de substitutivo, em maio do ano passado, o projeto (PLS 220/03) foi inspirado na preocupação com os policiais que, por, por seus baixos salários, acabam por ter de morar em áreas dominadas pelo crime e escondem dos vizinhos sua profissão, temendo represálias. Também inspirava o projeto a situação dos policiais militares, apreensivos em usar o próprio uniforme e temerosos de comunicar-se pelo próprio telefone em razão do risco de serem descobertos por vizinhos criminosos.

O programa de segurança pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integrado por uma medida provisória, seis projetos de lei, uma portaria, um decreto e uma proposta de emenda à Constituição, oferece também um plano de financiamento de habitações para policiais que ganham até R$ 1.520,00. O plano será executado por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal.

O projeto de Renan atribui ao Executivo a função de definir as diretrizes e condições para implementação do programa, especialmente quanto a faixas de renda a serem atendidas, valores máximos dos subsídios e colaboração financeira e técnica com outros entes da Federação. Também prevê que a operacionalização dos recursos do programa se fará por meio de instituição financeira autorizada pelo Banco Central, como é o caso da Caixa.



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subsídio habitacional para policiais obteve parecer favorável da CAE

CAE vota subsídio habitacional para policiais civis e militares

Projeto que obriga funcionamento de pré-escolas nas férias aguarda votação na Câmara

Projeto de Maria do Carmo sobre PNAE aguarda votação na Câmara

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projeto que cria subsídio para linhas aéreas regionais

Isenção tributária para material escolar aguarda votação na Câmara