Projeto permite saque total do PIS/Pasep por trabalhador desempregado



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examinará, em reunião marcada para a próxima semana, projeto de lei do senador Carlos Wilson (PTB-PE) que permite ao trabalhador desempregado retirar o saldo total de sua conta inscrita no programa de Integração Social (Pis) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O relator será o senador Mauro Miranda (PMDB-GO).

Em sua justificativa, Carlos Wilson destaca o alcance social de seu projeto, argumentando ser o desemprego o pior dos males que pode afligir um trabalhador. -Nada mais justo, portanto, que possa dispor de um patrimônio que lhe pertence para servir de alicerce à superação de um momento difícil de sua vida pessoal e profissional-, afirma o senador.

Carlos Wilson lembra que a Constituição de 1988 alterou as características originais do Pis e Pasep, eliminando os depósitos mensais feitos nas contas então existentes, mas preservando a legitimidade do patrimônio dos trabalhadores. Ficou determinado, na ocasião, que leis específicas determinariam os critérios de saque das contas individuais mas, até o momento, o governo preferiu não legislar sobre o assunto.

O senador ressalta que o país enfrenta hoje seus maiores índices de desemprego, devido a atual política econômica e suas taxas de juros elevadas, afirmando que, dentro desse quadro, -qualquer alívio para trabalhadores desempregados configura-se de caráter extremamente justo-.



21/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que permite saque do PIS-Pasep aos 60 anos

Desempregado poderá sacar o PIS/Pasep

Projeto permite a desempregado usar recursos do FAT para obter carteira de motorista

Projeto permite a desempregados sacar recursos do PIS-Pasep

Suassuna quer liberar PIS/Pasep para desempregado maior de 45 anos

CAS vota projeto que permite saque do FGTS para abertura ou expansão de negócio