Projeto que altera Código de Processo Civil recebe parecer favorável na CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou na reunião desta quarta-feira (21) parecer favorável ao projeto de lei do Executivo que altera diversos artigos do Código de Processo Civil, com base em estudos de uma comissão de juristas que analisou o assunto em 1991. As alterações abordam a necessidade de respeito à ética por todos os envolvidos nos processos e permitem a utilização de novas tecnologias para comunicação das partes sobre as etapas do processo. Já aprovada pela Câmara, a proposta segue para votação no Plenário do Senado.

Segundo o relatório do senador Osmar Dias (PDT-PR), que foi lido na reunião pelo senador José Fogaça (PPS-RS), o projeto estabelece que, para contagem de prazos judiciais, serão computados apenas os dias úteis, e proíbe o ajuizamento simultâneo de ações similares, estratégia usada por advogados para que a matéria seja distribuída a juízes diferentes.

Por fim, a proposta busca ampliar o prazo, de cinco para dez dias antes da audiência, para que as partes nomeiem testemunhas. Esse também é o prazo definido no projeto para que os assistentes das partes sejam intimados a oferecer seus pareceres. Aos advogados, também é assegurado no projeto melhor acesso a informações processuais. Caso sejam aprovadas, as alterações devem entrar em vigor em 90 dias.

- Em vez de se buscar reformular de uma só vez toda a lei processual civil, que contém mais de mil e duzentos artigos, optou-se por atualizar o Código por tópicos, mediante a elaboração de proposições pontuais - identificou Osmar Dias, no relatório.

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vai à sanção projeto que altera Processo de Código Civil

Projeto altera Código de Processo Civil para dar tratamento diferenciado a informação armazenada eletronicamente

Aprovado parecer favorável a projeto que simplifica processo de registro e legalização de empresas

Projeto de regularização de sacoleiros recebe parecer favorável

Projeto que coíbe pornografia infantil recebe parecer favorável da CCT

PROJETO QUE INSTITUI TELEVISÃO COMUNITÁRIA RECEBE PARECER FAVORÁVEL NA CI