PROJETO QUE ALTERA COMPOSIÇÃO DO VINHO É REJEITADO



Com base em parecer do senador Osmar Dias (PSDB-PR), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) rejeitou hoje (02), por unanimidade,projeto de autoria do deputado Nelson Marquezelli que muda as regras para a fermentação do vinho. Além de não ter sido acolhido, o projeto foi alvo da ironia dos senadores.

"Esse projeto é um horror, não deveria nem estar na pauta de discussão, pois é contra o estômago dos consumidores", protestou o senador Júlio Campos (PFL-MT). José Fogaça (PMDB-RS) completou: "É realmente um horror, pois esse projeto faria com que o vinho de nosso país perdesse a competitividadee a confiabilidade no mercado internacional".

De acordo com Osmar Dias, o projeto, além de ferir o código vitivinícola do Mercosul, foi condenado pela Coordenação de Inspeção Vegetal, do Ministério da Agricultura, e pela União Brasileira de Viticultura (Uvibra). O projeto da Câmara altera a Lei nº 7.678, de 1988, que trata da produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva. O deputado pretendia, com a iniciativa, permitir a adição de álcool vínico, suco de fruta fermentado, sacarose e xarope de sacarose invertida na fermentação do vinho.

Segundo Osmar Dias, os acordos firmados com os países do Mercosul proíbem qualquer possibilidade do uso de xarope de sacarose invertida, e o Brasil, inclusive, deve propor um plano para eliminação gradual da sacarose na fabricação do vinho. Citando o parecer dado pela Uvibra, Osmar Dias observou que se o Brasil utilizar esses produtos estará depondo contra a imagem do vinho nacional.

Esperidião Amin (PPB-SC), que também votou com o relator, pela rejeição do projeto, disse que essa alteração baixaria os padrões de qualidade do vinho. Por último, Gilberto Miranda (PFL-AM) ironizou: "O projeto não é totalmente ruim, acho que serviria para lavar piso sujo, mas, mesmo assim, voto contra".



02/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rejeitado projeto que altera dia de usufruto de feriados

Projeto que altera alíquotas do IOF teve parecer rejeitado pela CCJ

Aprovado projeto que altera a composição da diretoria da Casa da Moeda

Plenário aprova projeto que altera composição da Casa da Moeda do Brasil

CCJ altera regra de composição do STF

Adiada votação de PEC que altera composição dos tribunais eleitorais