Projeto que autoriza juiz a decretar indisponibilidade de bens de acusado ou investigado foragido espera parecer na CCJ
De autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 363/08 altera a Lei 8.429/92 para prever a possibilidade de decretação da indisponibilidade de bens quando o investigado ou acusado estiver foragido. Tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto espera parecer do relator César Borges (PR-BA).
Na justificação da proposta, Expedito Júnior explica que a Lei 8.429/92 dispõe sobre sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. O projeto do senador acrescenta um parágrafo ao artigo 7º dessa lei, autorizando o juiz a determinar (de ofício ou a pedido do Ministério Público) a indisponibilidade de bens do investigado ou acusado que estiver foragido.
Expedito Júnior acredita que a medida de indisponibilidade "sufocará o foragido, impedindo-o de desvirtuar os recursos financeiros em seu poder e impelindo-o a se entregar à justiça". Para ele, a indisponibilidade também vai ajudar na reposição de prejuízos ao erário público.
07/01/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
RELATÓRIO PROPÕE QUE CPI TENHA PODERES DE DECRETAR INDISPONIBILIDADE DE BENS
JUCÁ PROPÕE INDISPONIBILIDADE DE BENS
CCJ aprova proposta de indisponibilidade de bens de indiciado
CCJ aprova indisponibilidade imediata de bens resultantes de enriquecimento ilícito
PAULO SOUTO PROPÕE QUE CPIS POSSAM DETERMINAR INDISPONIBILIDADE DE BENS
CPI APROVA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E INDISPONIBILIDADE DE BENS DOS ENVOLVIDOS NA OBRA DO TRT-SP