Projeto que exige mais segurança em escadas de edifícios será votado na CDR
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deverá votar na terça-feira (9) o projeto de lei do Senado (PLS) 210/2011) que obriga a instalação de dispositivos para aumentar a segurança em escadas, rampas e ressaltos de condomínios de edifícios residenciais, comerciais, de prestação de serviços e congêneres. De autoria do senador Vital do Rego (PMDB-PB), o projeto é relatado pelo senador Wilson Santiago (PMDB-PB), favorável a sua aprovação, e será votado em decisão terminativa .
O projeto estabelece que cabe aos administradores, síndicos, responsáveis e construtores das edificações a obrigatoriedade de fixar "fita lixa ou faixa adesiva antiderrapante em material fosforescente ou similar" nas escadas, rampas e ressaltos.
Para degraus isolados ou ressaltos com desníveis superiores a dois centímetros, deve ser assegurada a clara sinalização de sua extensão, cabendo, em parte destes, a construção de rampa para acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.
O material utilizado deve atender à "função de sinalização eficaz", devendo ser substituído sempre que perder sua finalidade por desgaste, deslocamento parcial ou apresentação de falhas. O descumprimento acarretará multa a ser estipulada pelo órgão fiscalizador competente, a ser aplicada em dobro em caso de reincidência.
05/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto que exige nível superior para professor da educação básica será votado pelo Senado
Projeto regulamentando segurança privada será votado dia cinco
Em turno suplementar, será votado projeto que garante segurança do voto
Projeto que dá mais transparência à Lei Pelé será votado na CAS
Projeto que inclui mais setores no Simples será votado em regime de urgência
Projeto que pune com mais rigor crimes de lavagem de dinheiro será votado pelo Plenário