Projeto que extingue fator previdenciário será votado em Plenário



Graças a um recurso assinado por 12 senadores, o projeto de lei do Senado (PLS 296/03) que extingue o fator previdenciário será discutido e votado em Plenário antes de ser encaminhado para a Câmara. A matéria, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), havia recebido decisão terminativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e poderá voltar à comissão caso receba alguma emenda dentro do prazo de cinco sessões.

Nesta quarta-feira (3), último dia para que fossem acrescentadas ou retiradas assinaturas do recurso, Paim fez um apelo aos parlamentares que endossaram o documento para que mudassem de idéia. Isso permitiria que a proposição tramitasse mais rapidamente, já que, nesse caso, ela iria diretamente para a Câmara dos Deputados.

O senador Tião Viana (PT-AC), um dos signatários, lembrou que o recurso é um direito garantido pelo Regimento Interno do Senado (art. 91). A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), que também assinou o recurso, reclamou o direito de debater a matéria em Plenário.

O fator previdenciário é o índice utilizado para calcular o valor das aposentadorias e pode reduzir os benefícios em até 30%, no caso dos homens, e 35%, no caso das mulheres. Esse fator começou a ser aplicado para estimular as pessoas a aposentarem-se mais tarde, já que a redução é menor quando o trabalhador aposenta-se mais velho.



04/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que projeto não extingue imposto sindical e reclama do fator previdenciário

Projeto que extingue adicional de multa rescisória paga por empregadores será votado pela CAE

Projeto que impede concessão de benefício previdenciário a parlamentar cassado será votado pela CAS

Projeto que extingue exame da OAB, rejeitado pela CCJ, será examinado pelo Plenário

MP que reajusta aposentadorias em 7,72% e acaba com fator previdenciário será votada no Senado

CCJ APROVA PROJETO QUE INSTITUI O FATOR PREVIDENCIÁRIO