Projeto que isenta do IR aposentados com diabetes melito passa na CAS



O projeto de lei que isenta do Imposto de Renda os aposentados com diabetes melito foi aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). A medida também se estende aos militares reformados que tiverem a doença.

O projeto ainda terá de ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Se também for aprovado nessa comissão, será então enviado à Câmara dos Deputados.

Esse projeto (PLS 242/09) foi apresentado no ano passado pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB). Ele ressalta que a diabetes afeta hoje muitos brasileiros e se tornou um problema de saúde pública em âmbito internacional.

O relator da matéria, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), reiterou esses argumentos. Em seu relatório, ele afirma que no Brasil há cerca de 15 milhões de pessoas com a doença, e lembrou que a forma mais comum de diabetes no país é a do tipo 2.

Ao defender a aprovação do projeto, Paulo Duque argumentou que "a isenção do IRPF [Imposto de Renda sobre a Pessoa Física] sobre os proventos dos diabéticos é uma forma justa e prática de compensar os enormes gastos por eles efetuados para o controle do diabetes e para o tratamento das suas complicações, permitindo-lhes dispor de mais recursos para cuidar da própria saúde".

31/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Renan isenta do IR portadores de diabetes melito

CAS examina proposta que isenta de IR enfermos de diabetes melito

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes melito

CAS aprova projeto que isenta portadores de diabetes mellitus do IR

CAS aprova isenção do IR sobre aposentadoria de portadores de diabetes melito e fibrose cística

CAS deve analisar projeto que isenta do IR aposentados com doença reumática