Projeto que obriga divulgação de lista de material escolar com antecedência tem parecer favorável da CCJ



Projeto que determina que as escolas divulguem a lista de material escolar 45 dias antes da data final para a matrícula foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (14). De autoria do ex-deputado Clodovil Hernandes, o projeto recebeu parecer favorável da relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR).

A matéria modifica a Lei 9.870/1999, que já determina que as escolas divulguem o texto da proposta de contrato, o valor da anuidade e o número de vagas por sala. Para a relatora, o projeto tem interesse social, pois permite que a aquisição do material escolar seja feita em tempo hábil, com possibilidade de se fazer até mesmo pesquisa de preços. A senadora fez apenas emendas de redação ao projeto.

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Paulo Davim (PV-RN), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Luiz Henrique (PMDB-SC) foram contrários ao projeto. Taques afirmou que atualmente vive-se um “furor legiferante”, com o Estado agindo cada vez mais frequentemente na esfera privada.

– Não vejo sentido nessa regulamentação minuciosa sobre tudo – disse ainda Aloysio Nunes.

A matéria agora segue para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde recebe decisão terminativa.



14/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escolas podem ser obrigadas a divulgar com antecedência lista de material escolar

Aprovada proposta que fixa prazo para divulgação de lista de material escolar

CCT aprova parecer favorável a projeto que obriga oferta de atendimento personalizado aos consumidores

Projeto que concede isenção de impostos a veículos de transporte escolar tem parecer favorável da CE

Unesco dá parecer favorável à distribuição de material contra homofobia nas escolas

SENADO VOTA LEI QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR