PROJETO QUE REVOGA LEI DE IMPRENSA FOI APROVADO EM JUNHO



O projeto do senador Jefferson Péres (PSDB-AM), que revoga a Lei de Imprensa, foi considerado aprovado de forma terminativa pela presidência do Senado no dia 22 de junho. A matéria havia sido aprovada por unanimidade no início do mês na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebeu parecer favorável do relator, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). O projetotramita agora na Câmara dos Deputados.

Jefferson Péres argumenta que os códigos Penal e Civil já prevêem a defesa de qualquer pessoa que for injuriada, difamada ou caluniada por meios de comunicação ou por jornalistas. O Código Penal estabelece as penas e o Código Civil prevê as indenizações por danos morais e patrimoniais decorrentes de notícia ofensiva ou mentirosa. O senador entende que para completar os códigos Penal e Civil basta uma lei detalhando o direito de resposta de pessoas ofendidas em matéria jornalística

- A atual Lei de Imprensa é incompatível com o estado de direito. Tanto assim que ela não existe na grande maioria dos países democráticos - afirma Jefferson Péres.

Jefferson disse discordar do projeto da nova Lei de Imprensa que tramita na Câmara, por entender que as indenizações previstas podem intimidar a imprensa, cerceando a liberdade por meio da autocensura.



02/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO QUE REVOGA LEI DE IMPRENSA FOI APROVADO EM JUNHO

Projeto de Serys revoga a Lei de Imprensa, mas prevê pena para abuso da liberdade de expressão

Aprovado mais um projeto que revoga prisão especial para portador de diploma de curso superior

Plenário discute projeto que revoga decisão do TSE sobre alianças

Projeto revoga decretos obsoletos relacionados às Forças Armadas

Projeto que revoga decisão do TSE sobre verticalização será votado sexta