Projeto que veda cobrança de taxas de contribuinte isento de IR é aprovado pela CCJ



O contribuinte pessoa física isento de imposto de renda poderá ficar livre do pagamento de taxas quando for apresentar Declaração Anual de Isentos; solicitar inscrição de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); solicitar formulário de preenchimento da Declaração de Ajuste Anual das pessoas físicas; pedir atendimento para esclarecimento de dúvidas, inclusive por telefone; ou requerer processo de certificação digital para rastreamento da declaração.

A gratuidade na solicitação desses documentos e serviços consta do PLC 49/06, aprovado nesta quarta-feira (28) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, que recebeu parecer favorável do relator na comissão, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), também veda aumento na dotação orçamentária para cobrir os custos da gratuidade.

Conforme explica o relator, "a atualização e correção do cadastro de pessoas físicas não pode ser feita à custa do contribuinte que, isento de imposto de renda, vem sendo obrigado a pagar para manter seu CPF ativo".

O texto tramitou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no ano de sua apresentação, onde foi aprovado com duas emendas de redação. Por requerimentos do senador Romero Jucá (PMDB-RR), a matéria foi enviada para exame da CCJ e deverá voltar para nova análise na CAE.



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto em pauta veda ação judicial contra decisão administrativa final pró-contribuinte

CAE aprova projeto que veda cobrança de ICMS sobre estoque

Adiada votação de projeto que veda cobrança extra por ponto adicional de TV a cabo

Projeto de Paim veda cobrança de multa no resgate antecipado de títulos de capitalização

CÓDIGO DO CONTRIBUINTE PODE SER APROVADO ESTA SEMANA PELA CAE

PROJETO DE JOÃO ALBERTO PROÍBE COBRANÇA DE TAXAS DE SERVIÇO DE CONTAS BANCÁRIAS