Projeto reduz taxa de ocupação de terreno da União



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar, nos próximos dias, projeto de lei do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) que reduz as taxas de ocupação de terrenos pertencentes à União, incluindo foro (taxa a ser paga pelo direito de ocupação) e laudêmio (taxa a ser cobrada pela transferência da posse do terreno de uma pessoa física para outra).

Pela proposta, os terrenos aforados (cedidos para ocupação) pela União ficam sujeitos à cobrança anual de 0,3% do valor atualizado da área. A taxa de ocupação anual passa a ser de 1% (um por cento) do valor atualizado de domínio pleno e das benfeitorias, e o laudêmio também é fixado em 1%. Na justificativa, o senador Ricardo Santos explica que as taxas fixadas por decretos-leis de 1946 e de 1987, de 2%, 5% e 10%, respectivamente, são muito altas para os posseiros, geralmente famílias pobres.

O senador diz também que as elevadas taxas cobradas atualmente geram apenas evasão fiscal, pois tornam comuns as chamadas "transações de gaveta", o que torna ilegal a situação dos ocupantes e sempre gera problemas futuros.



03/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata quer suprimir pagamento de taxa por ocupação de imóvel urbano da União

COMISSÃO VAI REEXAMINAR PROJETO QUE REDUZ TAXA DE FISCALIZAÇÃO

SENADO VOTARÁ PROJETO QUE REDUZ TAXA DE RADIODIFUSÃO

CAE EXAMINA PROJETO QUE REDUZ EM 10% GASTOS COM PESSOAL DA UNIÃO

CAE ANALISA PROJETO QUE REDUZ LIMITE DE DESPESAS DA UNIÃO COM FUNCIONÁRIOS

Deputado tenta derrubar votação de projeto que reduz superávit da União