Projeto reformista do PTB mantém-se atual, diz Mozarildo



Ao comemorar a passagem dos 63 anos de criação do Partido Trabalhista Brasileiro - fundado em 15 de maio de 1945 - o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) relembrou as participações mais importantes da agremiação na história nacional e destacou seus principais eixos doutrinários.

De acordo com o senador, o objetivo fundamental do trabalhismo, de propor o controle e a reforma do sistema capitalista, diferentemente de outras correntes políticas de esquerda que defendem a sua eliminação, permanece potencialmente válido nos dias atuais.

- A presença do PTB na vida política do presente deve-se , ao menos em parte, à atualidade de seus princípios e propostas, ou seja, à possibilidade de uma aplicação criativa desses princípios nas condições contemporâneas, e não à simples conveniência do trânsito de políticos entre as diferentes siglas partidárias - disse.

Segundo Mozarildo, permanecem atuais as teses trabalhistas da necessidade de intervenção do Estado como agente regulador e fiscalizador da iniciativa privada; da necessidade constante de afirmação política dos direitos de trabalhadores; da exigência de reformas políticas sociais e econômicas visando a inclusão social; e do nacionalismo que permita a abertura controlada e consciente das fronteiras a fim de permitir o livre fluxo de capitaise das modernas tecnologias que percorrem o planeta.

- O conjunto de bandeiras e propostas construídas ao longo de sua história [do PTB] mantém o que podemos chamar de validade possível. Recuperar essa validade exige, contudo, um trabalho de reflexão, renovação e atualização constante, sob pena de queda na obsolescência política - observou.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Promulgado projeto que mantém atual distribuição de deputados federais

CAE aprova projeto que mantém a atual tabela do Imposto de Renda

Valter Pereira: Dilma terá que decidir se mantém o atual sistema de saúde para todos ou adota um modelo 'mais realista'

Recondução do atual dirigente favorece atuação da Maçonaria, diz Mozarildo Cavalcanti

Saturnino: projeto de Vargas é atual

Especialista considera projeto de Lei de Falências tímido, mas um avanço em relação ao quadro atual