Projeto regulamenta profissão de "sommelier"



Está em exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei do senador Edison Lobão (PFL-MA) regulamentando a profissão de sommelier (pessoa especializada em vinhos). A relatora da matéria é a senadora Emilia Fernandes (PT-RS). O projeto reconhece a profissão para os portadores de comprovante de habilitação em cursos ministrados por instituições oficiais ou privadas ou para os que comprovarem a atuação na área há mais de três anos.

Além disso, se aprovado o projeto, os candidatos a sommeliers passarão por exame na Associação Brasileira de Sommeliers. Serão atividades privadas dos profissionais habilitados ministrar cursos na área e aconselhar o consumidor em restaurantes, enotecas e estabelecimentos que sirvam vinhos. O projeto fixa o piso salarial da profissão em R$ 525 e determina jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Na justificação de sua proposta, Lobão ressalta que o Brasil, no momento atual, busca aumentar exportações e incrementar o turismo. Para tais pretensões, na visão do senador, uma das medidas necessárias é incentivar a cultura do vinho e as profissões relacionadas, uma vez que a regulamentação da profissão de sommelier melhora a imagem das indústrias vinícola e turística nacionais. -Merecem apoio todos os esforços nesse sentido-, defendeu.



23/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto regulamenta a profissão de sommelier

CAS regulamenta a profissão de "sommelier"

Senado regulamenta a profissão de 'sommelier'

GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER

PROJETO REGULAMENTA PROFISSÃO DE ESTETICISTA

PROJETO REGULAMENTA A PROFISSÃO DE ESTETICISTA