Projetos aprovados na CRA beneficiam agricultores com isenções fiscais e impenhorabilidade de máquinas



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou durante o primeiro semestre de 2010 projetos de lei que concedem vários benefícios a produtores rurais brasileiros. Entre eles está o substitutivo ao projeto (PLS 151/08) que torna impenhoráveis máquinas, equipamentos e implementos agrícolas pertencentes a produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas. O texto protege os agricultores da perda de seu maquinário em decorrência de dívidas.

Os membros da CRA aprovaram também, em decisão terminativa, projeto (PLS 276/08) que isenta agricultores e agropecuaristas da tributação do Imposto de Renda (IR) na fonte sobre juros de empréstimos contratados no exterior. Tal medida passa a valer mesmo para aqueles que exportem seus produtos para o exterior indiretamente, por meio de empresas de trading. Atualmente produtores rurais que exportam seus produtos têm acesso a crédito externo sem o ônus do IR sobre juros e comissões relativos a essas operações.

Outro projeto (PLS 35/10) acatado pela comissão concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição por agricultores familiares e por cooperativas de produtores de máquinas e equipamentos agrícolas fabricados em países que integram o Mercosul. A matéria será ainda analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) antes de seguir à Câmara dos Deputados.

Em julho foi aprovado o projeto do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) que prevê a concessão de seguro-desemprego, em casos de calamidade natural, ao trabalhador rural que exerça o ofício individualmente ou em regime de economia familiar. A proposta aguarda análise, em decisão terminativa, da CAS.

A comissão votou também projeto (PLC 326/09) que cria a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo de Bambu. O texto institui inventivos ao cultivo e ao desenvolvimento tecnológico da produção de bambu, apontado como rico em proteína vegetal, fibras, cálcio, fósforo, vitaminas e capaz de prevenir câncer e doenças cardiovasculares.

Audiências públicas

No primeiro semestre, a CRA realizou ainda 10 audiências públicas. Numa dessas reuniões foi discutido o anteprojeto de lei, a ser encaminhado pelo Executivo ao Congresso, propondo a criação de uma agência reguladora para o setor de fertilizantes.Durante esta audiência pública, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, descartou a idéia então divulgada pela imprensa de criação de uma empresa estatal no ramo de fertilizantes.

Outras audiências trataram de problemas da produção cacaueira e da infra-estrutura portuária; e uma discutiu o PLS 51/2008, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que institui a Política Nacional de Abastecimento.

26/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos aprovados na CAS beneficiam trabalhador

APROVADOS PROJETOS QUE BENEFICIAM ESTADOS

CRA vota projetos que beneficiam pequenos agricultores

CRA examina projetos que beneficiam agricultores familiares

Projetos que beneficiam empregadas domésticas são aprovados na CAS

Aprovados projetos que beneficiam pessoas com deficiência