Projetos de obras públicas devem ter acesso facilitado para estudantes



O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24), por votação simbólica, o substitutivo ao projeto de lei da Câmara 166/2008, do ex-deputado federal Zezéu Ribeiro, que dispõe sobre o acesso à informação com valor didático por alunos e professores nas áreas de engenharia e arquitetura. Assim, as obras públicas devem ter seus projetos arquivados para posterior consulta. O objetivo da medida é contribuir para a formação técnica e cultural indispensável ao exercício dessas profissões.

Para tratar do assunto, o projeto acrescenta um capítulo à Lei 8.159/91, relativa à política nacional de arquivos públicos e privados. Pelo substitutivo aprovado, os órgãos da administração pública direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista ficam obrigados a manter arquivos de informações referentes às obras públicas projetadas ou executadas sob sua responsabilidade.

Os arquivos deverão conter cópia dos estudos de viabilidade, projetos básicos e executivos, desenhos, especificações técnicas, memoriais descritivos e de cálculo de estruturas e instalações. Deverão ter ainda informações sobre orçamentos e relatórios de impacto ambiental. O acesso a esses arquivos deverá ser franqueado aos alunos e professores de engenharia e arquitetura, que podem solicitar cópias dos documentos.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudantes canhotos poderão ter acesso facilitado a carteiras adaptadas

Aprovado projeto que facilita acesso de estudantes a informações sobre obras públicas

Plantas e orçamentos de obras públicas serão material didático para estudantes de arquitetura e engenharia

Garibaldi recebe manifestantes favoráveis a projeto que amplia acesso de estudantes de escolas públicas a universidade

Projeto que amplia acesso de estudantes de escolas públicas à universidade será debatido em audiência pública conjunta

Estudantes de engenharia e arquitetura poderão ter acesso a informações sobre obras de órgãos públicos