Projetos em defesa dos aposentados são destaque da CAS em 2008



Durante o ano de 2008, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisou 98 proposições, entre projetos originários do próprio Senado ou vindos da Câmara, requerimentos e outras matérias. Deste total, alguns dos que suscitaram mais polêmica são os projetos que buscam a recomposição do valor das aposentadorias e pensões: o PLS 58/03, que permite ao beneficiário da Previdência Social receber montante equivalente, na atualidade, ao número de salários mínimos recebidos à época da concessão do benefício; o PLC 42/07, que determina uma política de atualização dos salários mínimos e cuja emenda garante o mesmo percentual de reajuste do mínimo às aposentadorias e pensões; e o PLS 296/03, que prevê o fim do fator previdenciário.

Tais matérias, que são de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) ou receberam emendas suas, já tiveram sua tramitação completa no Senado e foram encaminhadas à Câmara dos Deputados, mas levaram senadores de todos os partidos a realizarem três "vigílias" em Plenário, na tentativa de sensibilizar o Executivo e os deputados a aprovarem-nas.

Outros projetos, como o que isenta da cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária a remuneração de férias e o adicional de um terço de férias, também foram aprovados na CAS (PLS 685/07). Esta matéria aguarda agora a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O PLS 682/07, por sua vez, poderá garantir ao vigilante o recebimento de adicional de periculosidade, e o PLS 477/07, passa a caracterizar como insalubre o exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias. Ambos foram aprovados em decisão terminativa na comissão.

Os integrantes da CAS também aprovaram proposição (PLS 666/07) que amplia de cinco para 15 dias a duração da licença-paternidade, beneficiando inclusive o pai que adotar uma criança. O texto diz que a licença será concedida aos trabalhadores sem qualquer prejuízo de salário ou emprego.

Outras proposições aprovadas foram a que permite o oferecimento e contratação de planos de saúde com coberturas reduzidas (PLS 277/04), em decisão terminativa, e a que prevê a criação de um sistema nacional de cadastro de crianças e adolescentes desaparecidos (PLS 211/04). Esta matéria aguarda análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)

Audiências

Foram realizadas 34 reuniões da CAS, dentre elas cinco conjuntas com outras comissões e 11 audiências públicas, como a que ouviu Rogério Tuma, médico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, especialista em neurologia clínica, e David Uip, médico infectologista, que coordenam o Projeto de Prevenção da Transmissão Materno-Fetal do Vírus da AIDS, implantado no ano de 2002 em Angola, na África, e cujo tratamento conseguiu reduzir drasticamente o índice de contaminação materno-fetal da AIDS.

O aumento dos casos de dengue, ainda no verão de 2007/2008, e a adoção de medidas para evitar a elevação nos próximos anos também foram debatidos na comissão. A violência foi apontada pelo especialista Pedro Luiz Tauil, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical como uma das causas que dificultam o combate à doença, já que, por causa dela, em sua opinião, agentes sanitários muitas vezes não conseguem atuar em áreas pobres onde prolifera o aedes aegypti, principal transmissor da doença. Já moradores de bairros de maior poder aquisitivo evitariam dar acesso aos agentes pelo temor a assaltos e seqüestros, avaliou ainda.

Uma comissão de senadores, criada no âmbito da Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde da CAS, também verificou, in loco, as circunstâncias em que ocorreram as mortes de 263 recém-nascidos na Santa Casa da Misericórdia do Pará. O relatório aprovado pelos parlamentares apontou a omissão das autoridades paraenses responsáveis pelo hospital.



29/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos que disciplinam o uso da internet foram destaque na CCJ no primeiro semestre de 2008

Senadores fazem vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Senadores fazem nova vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Título de Capital Americana da Cultura 2008 dará destaque a Brasília, diz Cristovam

Mário Couto quer transformar 2008 em ano das soluções dos problemas dos aposentados

CAE aprova 164 projetos em 2008