Promulgada emenda constitucional da Cide



Em sessão conjunta realizada nesta quarta-feira (30), o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional nº 44/2004, que eleva de 25% para 29% a parcela destinada aos estados e municípios na arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o que representará R$ 400 milhões anuais que deverão ser aplicados, exclusivamente, em infra-estrutura de transportes, como a construção e recuperação de rodovias. Participaram da solenidade e assinaram a emenda os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha.

A PEC que altera os critérios de distribuição da Cide foi aprovada na sessão de terça-feira (29) pelo Senado, recebendo 54 votos favoráveis e nenhum contrário. Graças a um acordo entre o Congresso, os governadores de estado e o governo federal, não houve alteração no texto enviado pela Câmara dos Deputados, o que tornou possível a rápida promulgação da emenda.

Na mesma sessão do Congresso, foram lidos dos requerimentos pedindo a prorrogação dos trabalhos das comissões parlamentares mistas de inquérito. A primeira, da exploração sexual de crianças e adolescentes, solicita 15 dias adicionais de prazo para concluir seu relatório final. A decisão precisa ser referendada pelo Plenário. A segunda, a CPI do Banestado, pleiteia mais 180 dias prosseguir nas investigações sobre evasão de dólares para o exterior por meio das chamadas contas CC-5. Nesse caso, como já há número regimental de assinaturas no requerimento, a prorrogação está automaticamente aprovada.



30/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Promulgada emenda constitucional que garante recursos para irrigação

Promulgada emenda constitucional destinada a baratear preço de CDs e DVDs de música

Emenda constitucional que cria tribunais federais é promulgada em sessão do Congresso

Emenda Constitucional que aumenta recursos do FPM será promulgada nesta quinta

Emenda constitucional restringindo imunidade Parlamentar será promulgada nesta quinta

Promulgada emenda constitucional que autoriza dois cargos públicos na área de saúde