Proposta aprovada na CAE combate sonegação fiscal em postos de combustíveis



Os postos revendedores de combustíveis poderão ser obrigados a usar equipamento emissor de cupom fiscal (ECF) integrado ao medidor de fornecimento de combustível da bomba abastecedora, conforme proposta aprovada nesta terça-feira (11) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A intenção do então senador Expedito Júnior (PR-RO), ao propor a medida (PLS 670/07), há três anos, foi agilizar o procedimento de emissão de cupom fiscal no fornecimento de combustíveis. Além disso, segundo ele, a medida contribuiria para diminuir a evasão fiscal.

Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Adelmir Santana (DEM-DF) e Delcídio Amaral (PT-MS) destacaram a importância da proposta para o combate a fraudes eventualmente detectadas no setor de revenda de combustíveis.

Entretanto, alertaram para possíveis dificuldades práticas no cumprimento da exigência em pequenas localidades do interior do país. Como o projeto ainda será examinado, terminativamente, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, eles sugeriram análise mais rigorosa, nesse colegiado, do impacto da medida em estabelecimentos situados nas pequenas cidades.



11/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunicado da Secretaria da Fazenda sobre Nota Fiscal Paulista em postos de combustíveis

Operação da PF combate grupo que extorquia donos de postos de combustíveis

Ideli propõe aperfeiçoamento do combate à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal

Aprovada proposta para combater adulteração de combustíveis

Aprovada proposta para redução do superávit fiscal do governo

Jucá quer agilizar votação de projeto contra sonegação em venda de combustíveis