Jucá quer agilizar votação de projeto contra sonegação em venda de combustíveis



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) fez um apelo nesta segunda-feira (12) a favor de uma tramitação mais ágil do projeto que regulamenta a cobrança de tributos sobre a comercialização de combustíveis. O projeto de Jucá regulamenta o texto da Constituição, alterado pela Emenda nº 33, que mudou o sistema de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. De acordo com o senador, a inexistência de regras claras tem gerado prejuízos de cerca de R$ 3 bilhões por ano para os cofres públicos, principalmente os estaduais.

-Contestações judiciais da tributação e outros artifícios, com perda de arrecadação, além de desequilíbrio competitivo insustentável para os agentes que cumprem a lei-, são conseqüências da legislação imperfeita, afirma Jucá na justificação do projeto.

Jucá pediu ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Ramez Tebet (PMDB-MS), apoio para a tramitação do projeto. A proposta de Jucá estabelece um sistema de tributação para o setor de combustíveis com carga uniforme, uma única fase de incidência, alíquotas específicas e fim da imunidade interestadual.

- Vamos fechar este escoadouro de dinheiro público, que prejudica governos e traz diferenças de competitividade para as empresas sérias. Faço um apelo também à liderança do governo para que este projeto seja posto em votação - disse Jucá.



12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá quer agilizar projeto sobre mineração em terras indígenas

HARTUNG QUER AGILIZAR VOTAÇÃO DO FUNDO DAS TELECOMUNICAÇÕES

Proposta aprovada na CAE combate sonegação fiscal em postos de combustíveis

Mestrinho quer agilizar votação de relatórios do TCU sobre obras irregulares

Marconi Perillo quer agilizar votação de regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal

Projeto de Jucá complementa regulação de ICMS sobre combustíveis