Proposta de Duciomar destina 0,5% do ICMS para empregados



O senador Duciomar Costa (PTB-PA) solicitou nesta quinta-feira (13) o apoio dos demais senadores para a aprovação de proposta de emenda à Constituição de sua autoria que reverte 0,5% do montante do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) aos trabalhadores das empresas pagadoras. A destinação dos recursos da contribuição será decidida em deliberação do órgão colegiado dos representantes dos estados e do Distrito Federal (Confaz), acrescentou.

Duciomar argumentou que a PEC tem "elevado alcance social" e contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento do controle e fiscalização na arrecadação tributária, pois, na prática, irá transformar cada trabalhador em agente fiscalizador.

De acordo com o senador, haverá grande interesse, por parte dos empregados de todas as empresas contribuintes do ICMS, em ver aumentar os valores que virão a ser distribuídos entre eles, conforme estabelece a PEC. Na prática, disse Duciomar, a aprovação da proposta pode chegar a dobrar o salário dos trabalhadores, gerando, conseqüentemente, apreciável acréscimo na arrecadação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sem aumento da carga tributária.

DAC prejudica o turismo

Duciomar criticou ainda a decisão do Departamento de Aviação Civil (DAC), no começo desta semana, de determinar que a empresa de viação aérea Gol suspendesse a venda de passagens para várias capitais e cidades brasileiras ao preço de R$ 50. Dizer que a proibição pretende evitar concorrência predatória é uma "argumentação esdrúxula", de acordo com o senador, que ressaltou que a Gol só detém 20% do mercado aéreo nacional.



13/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar quer 1% do ICMS para os trabalhadores

Duciomar aponta injustiças na proposta de reforma tributária

Lupi diz que governo prepara proposta para equiparar empregados domésticos

Proposta prevê incentivo para empresas que construam casas para empregados

Proposta orçamentária destina R$ 62,6 bilhões para a educação

Governo apoia proposta que destina 15% da receita líquida da União para a saúde