Duciomar aponta injustiças na proposta de reforma tributária



A proposta de reforma tributária, enviada pelo governo ao Congresso Nacional, não corrige as injustiças do sistema tributário brasileiro, afirmou nesta quarta-feira (7) o senador Duciomar Costa (PTB-PA). O mais grave, conforme apontou o senador, é que o texto, que começa a tramitar na Câmara dos Deputados, não institui nenhum mecanismo de compensação das perdas dos estados exportadores. No caso do Pará, maior produtor de energia elétrica do Brasil, a inexistência de um dispositivo com esta função inviabilizará as finanças do estado.

- A desoneração do imposto de exportação, que deu enorme prejuízo ao Pará, foi constitucionalizada. Porém, foi esquecida pela equipe de governo a inserção de compensação destas perdas. A proposta de reforma tributária deixou novamente o estado do Pará sem nenhuma compensação por ser o maior produtor nacional de energia elétrica, ficando o imposto, na sua integralidade, apenas para o estado consumidor - disse o senador.

Duciomar anunciou que apresentará emenda ao texto da reforma criando um fundo de 25% do Imposto de Importação, para ser repassado aos estados, proporcionalmente a sua posição no saldo da balança comercial do país - segundo o senador, o Pará responde por mais de US$ 2 bilhões na balança comercial brasileira.

Além disso, o senador vai propor que as operações interestaduais com energia elétrica tenham o mesmo tratamento conferido ao gás natural e seus derivados, lubrificantes e combustíveis.

- Quero propor que também seja incluída a energia elétrica na repartição entre os estados de origem e destino, mantendo-se a mesma proporcionalidade que se dá nas operações com as demais mercadorias - explicou.

Duciomar lamentou o -tratamento discriminatório- dispensado aos estados da Região Norte.

- Não podemos aceitar que leis perversas como esta (a proposta de reforma tributária) possam prosperar - alertou.



07/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA APONTA INJUSTIÇAS NA REFORMA ADMINISTRATIVA

Mão Santa aponta erros da reforma tributária

Bornhausen aponta 13 casos de aumento de carga tributária na proposta do governo

Eduardo aponta injustiças no racionamento de energia

José Agripino aponta falta de consenso em torno da reforma tributária

Tebet critica proposta de reforma tributária