Proposta de Mozarildo aumenta repasses a municípios, estados e fundos constitucionais



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou em Plenário nesta quinta-feira (16) proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica percentuais de distribuição dos valores arrecadados com a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda, destinando mais recursos a estados, municípios e a fundos constitucionais. A PEC, anunciou, é uma homenagem à 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Pela proposta, explicou o senador, a União, atualmente com 52% dos recursos, passaria a receber 45% do montante arrecadado; o Fundo de Participação dos Estados (FPE) passaria dos atuais 21,5 para 23%; o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), hoje com 22%, ficaria com 27%; e os fundos constitucionais voltados ao desenvolvimento regional, atualmente contemplados com 3% dos recursos, passariam a receber 4% do total. O parlamentar explicou que a proposta mantém o aumento de um ponto percentual já conquistado pelos municípios por meio da Emenda Constitucional 55/2007.

- Com a proposta que apresentamos, acabaremos com essa humilhação de prefeitos correndo a Brasília atrás de emendas ao Orçamento para compensar os pequenos recursos que dispõem - sugeriu.

Mozarildo criticou novamente a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar amenizar a crise econômica com a redução de IPI sobre veículos. A medida, disse, prejudicou os municípios. Para o senador, ao tomar essa decisão, o presidente Lula "fez graça com o chapéu alheio".

O representante de Roraima sugeriu que, em vez de fazer discursos sobre a situação dos municípios, o Senado deve examinar a PEC apresentada por ele, que corrige distorções favorecendo que o Brasil tenha, de fato, um modelo federativo.

Valter Pereira (PMDB-MS), em aparte, concordou que a PEC corrigirá uma distorção, ao transformar a "federação fictícia" em federação real.

Correção

Em seu discurso, Mozarildo registrou erro cometido pela operadora de telefonia TIM em propaganda veiculada no país. A operadora, disse, se refere ao Oiapoque como sendo o ponto que marca o extremo o norte do país, quando na verdade, conforme o senador, seria Monte Caburaí, situado em Roraima.

O senador registrou também encontro nacional da Maçonaria realizado em Goiânia, que reuniu maçons de todo o Brasil.



16/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iniciada a discussão de emenda que aumenta o dinheiro dos fundos constitucionais

Plenário examina proposta de mudança nos fundos constitucionais

Plenário examina proposta de mudança nos fundos constitucionais

Aprovada proposta de redução de juros em financiamento de fundos constitucionais

Proposta aumenta repasses da União para o FPE

COMISSÃO MISTA DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS DECIDE AGUARDAR PROPOSTA DO GOVERNO