Proposta de Paim amplia lista de biomas brasileiros



Com uma emenda na Constituição, o senador Paulo Paim (PT-RS) quer modificar a lista de biomas definidos como patrimônio nacional. A lista hoje se compõe de Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-Grossense e Zona Costeira. A proposta de Paim preconiza a seguinte lista: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Costeiro, Caatinga, Pantanal e Campos Sulinos.

Sua proposta de emenda à Constituição (PEC 05/09) altera o artigo 225, que normatiza a responsabilidade do poder público e da sociedade brasileira com a preservação do meio ambiente. A mudança recomendada por Paim reproduz o Mapa de Biomas do Brasil, definido pelo IBAMA com base na análise de cenários e tendências das diferentes vegetações brasileiras.

É este mapa a referência para a fixação de políticas públicas diferenciadas e para o acompanhamento, pela sociedade, das ações de proteção ambiental. Na justificação da proposta, Paim reconhece a feliz providência dos constituintes em assegurar, no texto constitucional, a preservação dos recursos naturais que integravam, na época, os biomas brasileiros.

Mas ressalva que, só em 2003, após três anos de estudos sobre a representatividade ecológica nos biomas brasileiros, foram definidos tecnicamente os sete biomas.

- A presente proposta objetiva contribuir para o aprimoramento do texto, no sentido de fazer justiça aos biomas que não integram o parágrafo 4º do artigo 225 de nossa Constituição. O fato é que a caatinga, os campos sulinos, e o cerrado não estão protegidos pelo texto constitucional.

A proposta de Paim aguarda deliberação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será relatada pela senadora Marina Silva (PV-AC), uma das maiores autoridades do país em preservação ambiental.



14/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá inclui Lavrado em proposta que amplia lista de ecossistemas protegidos pela Constituição

Biomas brasileiros

Projeto de proteção aos biomas brasileiros realiza reunião na Mata Atlântica

CCT debate criação de empresa para gerir pesquisas nos biomas brasileiros

Sérgio Souza sugere criação de estatal para gerenciar licenciamento de pesquisas nos biomas brasileiros

Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados