Proposta de Simon permite estender interceptação telefônica por prazo indeterminado



A interceptação telefônica autorizada judicialmente poderá passar a ser realizada por prazo indeterminado, não mais ficando limitada a 15 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, conforme prevê a legislação. De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), projeto de lei nesse sentido representa, segundo o próprio autor, "um inegável avanço no combate à impunidade e à corrupção".

"É sabido que o prazo é ínfimo, principalmente em relação a crimes habituais e complexos, como os perpetrados contra o sistema financeiro nacional. Ele apenas dá fundamentação a criminosos reconhecidamente perigosos para obterem habeas corpus e se livrarem da necessária prisão preventiva", explicou Simon, na justificação a sua proposição.

O projeto (PLS 321/07), que altera a Lei 9.296/96 - regulamentação do direito constitucional à inviolabilidade das comunicações telefônicas -, mantém o prazo original de 15 dias para a interceptação telefônica, mas acrescenta um parágrafo único à legislação para garantir a execução da diligência por prazo indeterminado até que sejam colhidos elementos suficientes para a instrução criminal, mas desde que seja comprovada a indispensabilidade do meio de prova.

Arquivo

A matéria também inova ao obrigar as operadoras telefônicas a manterem arquivados, por prazo mínimo de três anos, os seguintes dados de ligações telefônicas, independentemente da origem ou destino das chamadas: data, horário da ligação, terminal de origem e destino, números dos telefones conectados e ainda a relação dos proprietários das linhas.

"A partir de agora passará a ser possível padronizar os procedimentos de armazenamento. Atualmente, algumas operadoras disponibilizam dados de largos períodos, outras, no entanto, não mantêm dados por período superior a uma semana", ressaltou Simon.

A matéria está aguardando votação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

04/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ debate proposta que regulamenta interceptação de comunicação telefônica

CCT aprova projeto que trata da interceptação telefônica

Operação Saturação da PM tem prazo indeterminado

Isolamento de preso poderá ser por prazo indeterminado

Proposta de Simon que fixa prazo para restituição do IR aguarda relator

CAS examinará proposta de estender crédito consignado a beneficiários de prestação continuada