PROPOSTA QUE RESTRINGE EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS RETORNA À CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado deve votar, nesta quarta-feira (dia 27), em reunião marcada para as 10 horas, projeto que limita a edição de medidas provisórias por parte do presidente da República. Na semana passada, a comissão acolheu pedido de vista ao substitutivo apresentado pelo senador José Fogaça (PMDB-RS) ao projeto oriundo da Câmara, formulado pelos senadores Amir Lando (PMDB-RO) e Francelino Pereira (PFL-MG).
No parecer de Fogaça é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo. O senador também entende que as MPs devem ser apreciadas separadamente pelo Senado e pela Câmara. Atualmente, as medidas provisórias são analisadas em sessões conjuntas do Congresso.
A CCJ também deve apreciar projeto que propõe a realização de um plebiscito para que a população dos estados do Nordeste decida sobre o processo de privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O projeto é de autoria do senador José Eduardo Dutra (PT-SE).
Na mesma reunião deverá ser apreciada proposta de emenda constitucional de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), com apoio de 30 senadores, que cria o Conselho Nacional de Justiça. A proposta visa a criação de um mecanismo de controle externo do Poder Judiciário. De acordo com o projeto, caberá ao Conselho Nacional de Justiça emitir súmulas vinculantes; exercer faculdades disciplinares sobre os magistrados; decidir sobre abertura do processo de remoção de magistrado e apresentação de acusação e aplicação da sanção ao juiz infrator e estabelecer o regulamentos necessários à organização judiciária, entre outras atribuições.
A pauta da CCJ desta quarta-feira inclui, ainda, projeto de iniciativa do presidente da República que beneficia os deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida, estabelecendo normas gerais e critérios básicos para que os deficientes tenham uma melhor qualidade de vida e se integrem plenamente ao meio social. O projeto, que regulamenta dispositivo constitucional, trata do acesso de deficientes - físicos, mentais ou sensoriais - à informação e à comunicação e da eliminação de barreiras arquitetônicas e ambientais.
A CCJ também aprecia projeto do Executivo que institui o regime jurídico dos funcionários do serviço exterior. A proposta elimina o limite de idade para acesso à carreira de diplomata, fixando o seu quantitativo por classe. O projeto também inclui no diploma legal a carreira de assistente de chancelaria, de nível médio, e define suas atribuições, e a de oficial de chancelaria, de nível superior. A CCJ também aprecia proposta que trata da aposentadoria dos tabeliães.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado debate emenda constitucional que restringe edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente emenda que restringe edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente norma que restringe a edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente norma que restringe a edição de medidas provisórias

Senado marca para quarta-feira votação da proposta que restringe medidas provisórias

Lobão apressa a votação da proposta que limita edição de medidas provisórias