Propostas de Valadares e Ademir Andrade visam desconcentrar renda
Na opinião de Valadares, a superação dos problemas de desenvolvimento regional, principalmente do Norte e Nordeste, só acontecerá se for garantido um fluxo contínuo de recursos expressivos para investimentos nessas regiões. Ele diz que, desde meados da década de 70, a política de desenvolvimento regional tem se resumido à concessão de incentivos fiscais.
Já Ademir Andrade disse que os fluxos dos fundos têm sido insuficientes para compensar a natural concentração causada pelo livre jogo das forças de mercado. Em sua opinião, o próprio Estado brasileiro contribui para essa concentração de renda, visto que não cumpre os dispositivos constitucionais criados para reduzi-la.
Ademir disse que o PIB do Norte, Nordeste e Centro-Oeste tem sofrido severa redução. Ele explicou que, se em 1996 o PIB dessas três regiões representava 23,4% do PIB nacional, essa participação foi reduzida para 22,6% em 1998. Também disse que, nesse período, a taxa de crescimento do produto dessas três regiões foi de 11,02%, contra 12,24% da registrada pelo país.
O senador observou que, quando se junta o Sul e o Sudeste chega-se a 75,5% do PIB, enquanto somando-se o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, que têm 42,74% da população, chega-se apenas a 24,5% do PIB. Ademir disse ainda que a evolução do produto per capita nessas regiões apresenta a mesma trajetória.
28/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ademir Andrade apóia queixa de Valadares contra governo
Propostas visam explicitar direito do eleitor a voto aberto
ADEMIR ANDRADE DEFENDE CAPIBERIBE
ADEMIR ANDRADE ATACA "LEI DA MORDAÇA"
ADEMIR ANDRADE ESPERA QUE ACM SUPERE A DOR
ADEMIR ANDRADE CONTESTA PRORROGAÇÃO DO FEF