Propostas para mudar sistema eleitoral dividem senadores na CCJ



Em reunião que acontece neste momento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os senadores discutem a PEC 43/2011, que prevê sistema de votação proporcional com lista fechada para deputados federais e estaduais. A matéria tramita em conjunto com a PEC 23/2011, determinando que a escolha de candidatos dos partidos seja por meio de convenções, nas quais participam o conjunto de filiados do partido.

O relator, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou substitutivo contrário às duas propostas, apresentando no lugar o sistema de voto majoritário conhecido como "Distritão", sistema no qual são eleitos os candidatos mais votados em cada estado.

O senador José Pimentel (PT-CE) apresentou voto em separado, contrário à PEC 43/2011 e o substitutivo de Jucá e a favor da PEC 23/2011.

Contra ao voto em lista, alguns senadores argumentam que o modelo seria inconstitucional, por ferir direito ao voto direto, assegurado na Carta. Já os contrários ao Distritão dizem que o modelo enfraquece os partidos.

Mais informações a seguir



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Propostas sobre prova da OAB dividem senadores

CCJ deve analisar mudanças no sistema eleitoral propostas por Dornelles

SENADORES SE DIVIDEM EM RELAÇÃO A MENDONÇA DE BARROS

Senadores se dividem quanto à alternativa à CSS proposta por Garibaldi

Senadores se dividem na análise do protesto contra o Código Florestal

Magistrados levam a Tebet propostas para mudar texto da reforma do Judiciário