Prorrogada redução temporária de descarga mínima no São Francisco



Foi prorrogada até o dia 28 de fevereiro a redução temporária da descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir 1100m³/s, em vez do patamar mínimo de 1300m³/s, conforme as regras estabelecidas pela Resolução ANA nº 1.406, de 4 de dezembro de 2013.

A redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó, para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia. Além disso, a medida deve-se ao menor volume de chuvas na bacia do São Francisco nos últimos anos. Desde a Resolução ANA nº 442, de 8 de abril de 2013, está em vigor o patamar de 1100m³/s.

De acordo com as resoluções da ANA sobre o tema, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável por aplicar a redução temporária, está sujeita à fiscalização da Agência e deve dar publicidade das informações técnicas da operação aos usuários da bacia e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.

Fonte:
Agência Nacional de  Águas



03/02/2014 11:29


Artigos Relacionados


Prorrogada redução temporária de descarga mínima no São Francisco

Pesquisador propõe suspensão temporária de grandes projetos no Rio São Francisco

Prorrogada redução de IPI para linha branca

Flexa Ribeiro defende redução da idade mínima para candidato a deputado

Especialistas discordam da redução da idade mínima para opção por esterilização cirúrgica

Crivella defende redução da idade mínima necessária para a esterilização voluntária