PSDB exige julgamento de Renan no Conselho de Ética



O PSDB emitiu no início da tarde desta segunda-feira (02) nota em que defende o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado como o foro no qual deve ser julgado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan está sendo processado naquele colegiado com base em representação encaminhada pelo PSOL, que pediu a apuração de denúncias publicadas pela revista Veja sobre a suposta utilização de recursos de uma empreiteira no pagamento de despesas pessoais do presidente do Senado.

"Diante de rumores de que o presidente do Conselho de Ética, Senador Leomar Quintanilha, estaria pretendendo remeter à Mesa Diretora do Senado Federal o processo relativo ao Senador Renan Calheiros, ou até levá-lo ao Supremo Tribunal Federal, o PSDB entende que essa medida seria meramente protelatória. A concretizar-se, desestabilizaria aquele Conselho, retirando-lhe o que lhe resta de credibilidade.", diz o trecho inicial da nota do PSDB, assinada pelo líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Para reforçar seus argumentos, os peessedebistas afirmam que a opinião do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, é a de que Renan deve ser julgado pelo Conselho de Ética, em primeiro lugar, e depois, se for o caso, pelo Plenário do Senado, já que se trataria de uma questão de decoro parlamentar. "O PSDB não se afastará um milímetro de sua posição: exige investigação séria e transparente, garantindo-se ao acusado o mais amplo direito de defesa", diz ainda a nota.

O documento informa também que nesta terça-feira (3) a bancada do partido no Senado se reunirá, às 10h, no Gabinete da Liderança, com a participação dos líderes do PSDB e da minoria na Câmara, deputados Antonio Carlos Pannunzio e Júlio Redecker, para tomar "decisão firme" sobre o processo. "O PSDB exige que o senador Renan Calheiros se submeta a julgamento no Conselho de Ética. É a grande oportunidade que tem de se defender. Caso contrário, poderá sofrer condenação pela opinião pública. E crise poderá aprofundar-se, carregando com ela toda a instituição parlamentar, que nos empenhamos em defender",adverte o partido.

Leia abaixo a íntegra da nota

"NOTA DA LIDERANÇA DO PSDB 

Diante de rumores de que o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha, estaria pretendendo remeter à mesa diretora do Senado Federal o processo relativo ao senador Renan Calheiros, ou até levá-lo ao Supremo Tribunal Federal, o PSDB entende que essa medida seria meramente protelatória. A concretizar-se, desestabilizaria aquele Conselho, retirando-lhe o que lhe resta de credibilidade. O procurador-geral da República já afirmou que é o Conselho de Ética e, após, se for o caso, o Plenário, que julga questões de decoro parlamentar. O PSDB não se afastará um milímetro de sua posição: exige investigação séria e transparente, garantindo-se ao acusado o mais amplo direito de defesa. Amanhã, a bancada do partido no Senado se reunirá, às 10 horas, no gabinete da liderança, com a participação dos líderes do PSDB e da Minoria na Câmara, deputados Antonio Carlos Pannunzio e Júlio Redecker, para tomar decisão firme. O PSDB exige que o senador Renan Calheiros se submeta a julgamento no Conselho de Ética. É a grande oportunidade que tem de se defender. Caso contrário, poderá sofrer condenação pela opinião pública. E crise poderá aprofundar-se, carregando com ela toda a instituição parlamentar, que nos empenhamos em defender. 

Brasília, 02 de julho de 2007 

Senador Arthur Virgílio

Líder do PSDB"

02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB entrará com nova representação contra Renan no Conselho de Ética

PSDB entrará nesta terça com nova representação contra Renan no Conselho de Ética

Julgamento de Demóstenes no Conselho de Ética fica para o dia 25

Conselho de Ética vota novo código que estabelece regras para julgamento e cassação de senadores

PSDB pede que seja adiada decisão do Conselho de Ética

Líder do PSDB defende afastamento de senadores ligados ao PMDB do comando do Conselho de Ética