PSDB QUER RETIRAR JURO DA CONSTITUIÇÃO



O PSDB vai apresentar, na próxima semana, uma proposta de emenda constitucional destinada a retirar da Constituição o limite máximo das taxas de juros reaisem 12 por cento ao ano. Anunciou hoje (dia 16) o líder do partido no Senado, senadorSérgio Machado (CE), ao se manifestar contra o projeto deregulamentação do tabelamentos juros, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.

Sérgio Machado argumentou que a restrição constitucional à formação das taxas de juros segundo as leis de mercado viria prejudicar sensivelmente o desenvolvimento da economia nacional, a programação de investimentos estrangeiros e ensejar uma fuga de capitais em larga escala. Em aparte, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) apoiou a proposta de retirar da Constituição brasileira a fixação da taxa de juros, mas reafirmou sua adesão à fixação de um mecanismo legal que iniba a cobrança de juros "obscenos" pelos banqueiros do país.

CRÉDITO RURAL

Sérgio Machado aproveitou para responder a apelo feito também em plenário pelo senador Antonio Carlos Valadares (PP-SE), que se manifestou preocupado com o atraso na liberação do crédito rural para a próxima safra.

Antonio Carlos Valadares relatara visita feita a diversas regiões do interior do estado e a expectativa recolhida dos produtores rurais na espera de crédito com que tocar suas lavouras. Machado disse que as liberações do crédito rural pelo Banco do Brasil deverão começar na próxima semana.



16/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


CNI quer juro mais baixo

AGRIPINO QUER TAXA DE JURO ESPECIAL PARA A AGRICULTURA DO SEMI-ÁRIDO

AMORIM QUER RETIRAR RÁDIOS DA CLANDESTINIDADE

Dilma quer retirar mais 500 mil trabalhadores da informalidade até final do ano

Diretor quer retirar obras da Infraero da lista de irregularidades do TCU

Freire quer retirar setor elétrico do processo de privatização