PSOL avalia lançamento de candidatura própria à Presidência do Senado e da Câmara



O PSOL vai aguardar até a próxima segunda-feira (31) para decidir se lançará candidatura própria às Presidências do Senado e da Câmara. O anúncio foi feito há pouco pelo senador eleito Randolfe Rodrigues (AP) e pela senadora eleita Marinor Brito (PA) - que assumirão suas cadeiras no Senado no dia 1º de fevereiro -, após reunião em que foram divulgadas as propostas a serem defendidas pelo partido na próxima legislatura. 

Os senadores do PSOL ressaltaram que não concordam com a "aparente unanimidade" em torno de uma eventual reeleição do senador José Sarney para a Presidência do Senado, e da eleição de Marco Maia para a Presidência da Câmara. Eles também adiantaram que não apoiam a candidatura avulsa de Sandro Mabel (PR-GO) à Presidência da Câmara, em razão de diferenças ideológicas e programáticas. 

Entre as propostas apresentadas, o PSOL defende a "recuperação do protagonismo do Legislativo", com agenda que contemple mais projetos de lei e propostas de emendas constitucionais de interesse popular; a adoção do orçamento impositivo; o financiamento público de campanhas eleitorais; o uso de referendos e plebiscitos para questões estratégicas para o país e de alta relevância social; e a revogabilidade dos mandatos pelos eleitores, entre outras.



27/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSOL ainda avalia lançamento de candidatura própria às presidências do Senado e da Câmara

Mão Santa defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Tebet defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Valadares comunica decisão do PSB de abrir mão de candidatura própria à Presidência

Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Maldaner defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República