Publicitários ganham impulso para promover País no exterior



Acordo firmado entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) deve atrair produtoras e agências estrangeiras para a compra de serviços de propaganda e publicidade brasileiras. As negociações estimuladas pelo Projeto Setorial Integrado - FilmBrazil- devem movimentar R$ 40 milhões em dois anos.

A Apex-Brasil, entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, assina novo convênio com a Apro nesta terça-feira (4), em São Paulo, para promover os serviços publicitários brasileiros no exterior. O Projeto Setorial Integrado (PSI) 2010-2011, com orçamento de R$ 4,8 milhões, tem como meta vender cerca de R$ 18 milhões em serviços para produções estrangeiras realizadas no Brasil já em 2010 e R$ 22 milhões, em 2011.

Mais do que apresentar o país como um cenário rico em paisagens exuberantes, o projeto FilmBrazil  tem o objetivo de mostrar o que as produtoras brasileiras oferecem em termos de criatividade e qualidade técnica e profissional, promovendo todos os serviços oferecidos pelas nossas produtoras.

Nos próximos dois anos, as empresas do setor de produção audiovisual deverão focar suas ações em cinco mercados prioritários na América do norte, Ásia e Europa: Estados Estados Unidos, que é o principal e mais importante mercado, além de Japão, Reino Unido, Alemanha e França.

A idéia é oferecer dois tipos de serviço a esses mercados: Production Service (neste caso os clientes são as produtoras estrangeiras, que trazem seus diretores de cena, diretores de fotografia e eventualmente alguns técnicos para utilizar a infraestrutura de produção brasileira) e Full Service (que incluem todo o serviço de produção e tem como clientes as agências de publicidade internacionais).

  

Projeto 

O projeto FilmBrazil é uma parceria entre a Apex-Brasil e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro). Criado em 2002, promove internacionalmente a alta qualidade das produções publicitárias e a criatividade dos profissionais brasileiros. Tem o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil como pólo internacional de produção, subsidiando as produtoras em suas ações e no melhor posicionamento de suas marcas no mercado internacional. Entre as ações já realizadas estão a participação em eventos como o Cannes Lions, Board's Summit e Locations Trade Show.

  

Convênios Anteriores 

A parceria entre a Apex-Brasil e a Associação Brasileira dos Produtores de Obras Audiovisuais (Apro) começou em 2005 com um projeto  voltado para a inserção das produtoras de propaganda no mercado internacional. Naquele momento o setor tinha pouco acesso ao mercado internacional e o projeto era direcionado à participação brasileira no Festival de Cannes de Propaganda.

O segundo convênio, em 2006, teve como objetivo a internacionalização do setor. Em 2009, a Apex-Brasil firmou o terceiro Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o objetivo de ampliar e consolidar o processo de internacionalização do setor, evoluindo para apresentar o Brasil não só como um local de diversificadas locações mas, também, como prestador de serviços para agências de publicidade internacionais.

  

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



04/08/2010 05:57


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