Quadro de servidores federais em extinção será ampliado em RR e no AP



Os servidores civis e os policiais militares admitidos regularmente no quadro de pessoal dos estados do Amapá e de Roraima até a data da posse do primeiro governador eleito, ocorrida em 1º de janeiro de 1991, serão incorporados ao quadro em extinção (para o qual não haverá reposição) da administração federal. A medida foi prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 17/10) de iniciativa do senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovada, nesta quarta-feira (7), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

No parecer favorável à PEC 17/10, o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), observou que a proposta equipara a situação dos servidores e policiais militares dos ex-territórios do Amapá e de Roraima aos de Rondônia. Estes já haviam garantido o benefício pela Emenda Constitucional nº 60/09.

Como a situação funcional dos servidores e policiais militares do Amapá e de Roraima foi regulada pela Emenda Constitucional nº 19/98, a PEC 17/10 acrescentou a possibilidade na Constituição de, mediante opção, o funcionalismo admitido regularmente até a posse do primeiro governador eleito para estes estados constituir quadro em extinção da administração federal.



07/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quadro de pessoal de laboratório do Ministério da Agricultura será ampliado

PAS será ampliado para todas as universidades federais

Quadro de servidores de escolas será votado esta semana só com acordo de líderes

Aprovado novo quadro para servidores de escolas

Rejeitado veto parcial ao projeto do novo quadro dos servidores de escola

Ângela Portela defende enquadramento de servidores do Amapá e Roraima em quadro da União