Queda de energia: concessionárias devem indenizar por aparelhos danificados
Clientes têm até 90 dias para registrar a reclamação no canal de atendimento da empresa; conheça seus direitos no blog Educação para o Consumo, do Procon
Durante o verão, com a maior incidência de chuvas e raios, as quedas de energia são mais frequentes. As quedas e voltas bruscas da eletricidade podem danificar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Quando isto acontecer, o consumidor tem direito a ser ressarcido pela concessionária de energia.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
A Fundação Procon-SP publicou as orientações em seu blog Educação para o Consumo. De acordo com resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumidor tem até 90 dias para registrar o problema junto aos canais de atendimento da concessionária. A partir daí, a empresa abrirá processo de indenização.
O prazo para a concessionária inspecionar o equipamento danificado é de 10 dias. No caso de equipamento utilizado para acondicionamento de alimentos perecíveis e medicamentos, como geladeiras, o prazo é de um dia.
Para mais informações, acesse o blog Educação para o Consumo da Fundação Procon de São Paulo.
Do Portal do Governo do Estado
01/22/2014
Artigos Relacionados
Consumidores devem comparecer a recall de 11 mil aparelhos MP3
União e estados devem indenizar por títulos em terras indígenas, propõe Suplicy
Aneel substituirá 60 milhões de aparelhos de medição de energia
CCT decide se concessionárias devem enviar suas cobranças pela internet
Governo repassa R$ 1,2 bilhão a concessionárias de energia
Socorro a concessionárias de energia elétrica em pauta