Reginaldo cobra ação do governo contra violência no campo
Com base em editorial do jornal O Estado de S. Paulo, intitulado -A omissão do governo ante as desordens do MST é receita para o desastre-, o senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) cobrou do governo ação efetiva contra a escalada da violência no meio rural. Segundo ele, o governo petista tem ignorado as advertências feitas pelo PSDB e -finge que não sabe da gravidade do problema-.
- Propusemos, inclusive, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para o exame do gravíssimo problema da ação dos sem-terra, acobertada pelo governo petista do presidente Lula. Depois, numa evidência clara de que o assunto é delicado, a CPI foi transformada em Comissão Mista do Congresso Nacional. O PT resiste. Finge que não ouve nossas advertências - afirmou.
Reginaldo relatou que, na semana passada, o ex-senador Geraldo Melo lhe telefonou denunciando a invasão, -por um grupo de 300 desordeiros do MST-, à Prefeitura de Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte.
- O líder do governo limitou-se a uma rápida resposta, prometendo que, em seguida, traria a este Plenário a palavra do governo. Não trouxe. De duas, uma: ou o governo petista está mesmo mudo ou anseia pelo desastre - assinalou.
O senador também criticou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, José Genoíno, de encerrar o episódio da viagem da ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, a Buenos Aires para participar de um evento religioso.
- Primeiro de tudo, o presidente [da República] não é juiz para sentenciar absolvição de ninguém. Segundo, onde o presidente de um partido, o PT, foi buscar autoridade para decidir as coisas pelo governo? - questionou.
24/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anistia Internacional critica ação policial no Brasil e cobra investigações contra violência no campo
QUINTANILHA COBRA AÇÃO CONJUNTA CONTRA VIOLÊNCIA
Gerson Camata cobra ação do governo contra adulteração de combustíveis
Eunício Oliveira cobra ação do governo contra a seca no Ceará
Ana Amélia cobra do governo brasileiro manifestação contra violência na Venezuela
Heloísa Helena cobra do governo ações concretas contra a violência