Quintanilha pede crédito para produtores e diz temer inflação
O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), em discurso nesta quinta-feira (9), manifestou preocupação com as dificuldades enfrentadas por produtores para a obtenção de crédito para o plantio desde que entrou em vigor, este mês, a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que proíbe bancos públicos e privados de conceder crédito a proprietários rurais do bioma Amazônia em situação ambiental irregular. Ele teme a pressão inflacionária decorrente do aumento da demanda por alimentos.
- É preciso uma interferência urgente e imediata para que os órgãos pertinentes possam estabelecer um normativo de transição, para que os produtores possam se ajustar em tempo hábil às novas exigências, e possam para esta safra obter o crédito e plantarem - disse.
Quintanilha explicou que a necessidade de realizar o georreferenciamento - para determinar a área de reserva legal da propriedade -, acabou colocando na ilegalidade um número enorme de produtores rurais que não vai ter acesso ao crédito em tempo hábil para o plantio. Ele salientou que a lavoura se diferencia de outras atividades econômicas, uma vez que os produtores têm que levar em consideração fatores como a época do plantio e as condições climáticas.
O senador salientou que o aumento das dificuldades para o produtor ter acesso ao crédito terá como conseqüência a redução do plantio, pressão no preço dos alimentos e inflação, o que vai prejudicar toda a sociedade.
Em aparte, os senadores Jefferson Praia (PDT-AM), Wellington Salgado (PMDB-MG), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jayme Campos (DEM-MT) chamaram a atenção para a importância do homem do campo e concordaram com a necessidade de ajudar os produtores rurais a obter crédito.
10/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia pede medidas em favor de produtores para auxiliar no combate à inflação
LEOMAR QUINTANILHA PEDE AO BANCO DO BRASIL RECURSOS PARA O CRÉDITO AGRÍCOLA
Valdir Raupp pede crédito para pequenos produtores rurais
Por temer inflação, Kátia Abreu anuncia voto favorável aos R$ 545
'Royalties': Suplicy pede harmonia entre produtores e não produtores e propõe renda básica
Leomar Quintanilha condena rigor da fiscalização contra produtores rurais