'Royalties': Suplicy pede harmonia entre produtores e não produtores e propõe renda básica




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo em Plenário nesta quarta-feira (19), durante a discussão sobre a destinação dos royalties da exploração do petróleo, para que os parlamentares, defensores tanto dos estados produtores como dos não produtores, cheguem à harmonia em Plenário. Defendeu, porém, que "parte significativa" desses recursos e das participações especiais seja destinada ao Programa Renda Básica de Cidadania, previsto na Lei 10.835/2004.

Esse mecanismo prevê um valor monetário mínimo a cada cidadão brasileiro e estrangeiro residente no país há, pelo menos, cinco anos, independentemente de sua renda.

O parlamentar citou como exemplo bem-sucedido de aplicação do programa o estado norte-americano do Alaskaque, em 1976, submeteu a referendo popular e adotou a renda básica de cidadania, tendo se tornado, conforme informou, no estado mais igualitário dos Estados Unidos.

Suplicy falou ainda em nome da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), transmitindo o apelo de sua presidente, Helena Nader, para que, na distribuição dos royalties, seja contemplada parcela para a educação, ciência, tecnologia e inovação. Em documento, a entidade adverte sobre a importância desses instrumentos para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira no longo prazo, de modo a garantir o futuro das próximas gerações.



19/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles e Casagrande propõem divisão dos 'royalties' entre estados e municípios produtores e não-produtores

Dornelles e Casagrande propõem divisão dos 'royalties' entre estados e municípios produtores e não-produtores

Dornelles defende novo projeto sobre 'royalties', com ganho para não produtores e sem perdas para produtores

Casagrande propõe que estados não-produtores de petróleo recebam 'royalties' por meio do Fundo Social

Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo

Eduardo Suplicy pede ajuda do governo para produtores de laranja