QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS DA ONU PARA PROTEGER TIMOR LESTE



Dizendo que as milícias armadas estão se organizando para fazer frente às forças de paz enviadas a Timor Leste, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) pediu nesta quarta-feira (dia 22) a Organização das Nações Unidas que tome providências enérgicas. "É necessário impedir que essas milícias continuem perpetrando crimes contra a humanidade. É preciso que decisões urgentes e firmes sejam adotadas pelas nações que integram a ONU", pregou o parlamentar.
O senador lamentou o sofrimento enfrentado pelo povo de Timor Leste em sua luta pela autonomia e independência. "Ninguém, em sã consciência, pode ficar inerte ao sofrimento daquela gente e, como não reagir a esse clamor, quando milhares de pessoas, inclusive crianças, mulheres e idosos, são trucidados barbaramente, numa ação que fere e mancha de sangue o Tratado dos Direitos Humanos?", questionou o parlamentar.
Conforme Leomar Quintanilha, "ideal não se abate a tiros, baioneta não interrompe um sonho, canhões não calam a esperança". Daí por que ele entende que é o desejo de liberdade e independência que mantém os timorenses na perseguição do seu ideal. O senador também louvou o fato de o Brasil enviar tropas para lutar pelo restabelecimento da paz naquele território. Na presidência da sessão, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) associou-se às preocupações de Quintanilha.

22/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMILIA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA O TIMOR LESTE

PATROCÍNIO PEDE APOIO DO SENADO PARA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE

Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado

SUPLICY PEDE APOIO AO POVO DO TIMOR LESTE

Quintanilha pede providências urgentes para acampamentos ao longo de estradas

BENEDITA DA SILVA PEDE AÇÃO DO BRASIL PELA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE